Modalidade | Dias | Início | Término |
---|---|---|---|
Balé | Terça | 12:00 | 13:00 |
Dança do ventre | Quarta | 12:00 | 13:00 |
Forró/salsa | Segunda, Quinta | 12:00 | 13:00 |
Hip Hop | Sexta | 12:00 | 13:00 |
Samba | Quarta, Quinta, Sexta | 12:00 | 13:00 |
Zouk | Terça, Quinta | 12:00 | 13:00 |
Zouk | Terça, Quinta | 17:00 | 18:00 |
1-O Projeto
O Departamento de Arte Corporal vem investindo no ensino de dança de qualidade, visando o aprimoramento da técnica do movimento e o desenvolvimento da criatividade, de modo indissociável. Com um trabalho peculiar, utilizando metodologia própria, o departamento tem alcançado em grande escala o meio acadêmico universitário. Sua colaboração com o ensino superior brasileiro tem se concentrado na formação de dezenas de gerações de professores de Educação Física e Dança, estendendo-se para os Cursos de Pós-graduação e, atualmente, atuando, também, na área especifica da dança, com o Curso de Bacharelado em Dança, implementado em 1994.
O trabalho do corpo docente do Departamento de Arte Corporal gerou muitos frutos, alem dos já citados, tais como os programas de dança ligados aos cursos de graduação em dança e áreas afins da UFRJ (Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp/UFRJ e Companhia Folclórica do Rio/ UFRJ), publicações de elevado teor, entre outros.
O projeto Comunidança – dança para a comunidade acadêmica da UFRJ vem para atender a uma demanda da comunidade interna e externa da universidade. Desde a extinção das disciplinas oferecidas pela EEFD aos alunos dos demais cursos da Universidade denominadas Desportivas (onde a Desportiva I era obrigatória e a Desportiva II, eletiva), houve um vácuo na oferta de atividades que possibilitassem à comunidade acadêmica a ocupação de seu tempo ocioso entre as aulas da manhã e da tarde.
Neste contexto, o projeto oferece atividades práticas de dança abertas à comunidade, criando ao mesmo tempo, núcleos alternativos de monitoria, na própria UFRJ. Estes núcleos têm como objetivo capacitar o aluno da licenciatura em educação física, bacharelado em educação física e bacharelado em dança para a operacionalização do ensino e criação da dança, junto às diferentes realidades dos grupos de trabalho.
Aproveitando ainda o espaço do projeto, vislumbramos a possibilidade, de investir na pesquisa e confecção de materiais didáticos aplicados à dança, a serem usados nas aulas do próprio projeto. Este modelo de projeto visa humanizar a vida no campus universitário, criando um espaço para a comunidade manter, ampliar ou mesmo adquirir uma vivência na linguagem artística da dança. Essas experiências contribuem para as pessoas desta comunidade terem uma vida social e de lazer mais ativa, permitindo o alivio do stress diário a que são submetidas. Com isso, promove-se a qualidade de vida do ser humano, buscando o equilíbrio da sua saúde física e mental e, a dança, é claro, proporciona um excelente canal para que isto aconteça.
Assim, serão oferecidas aulas de diferentes modalidades de dança, tais como: forró, salsa, zouk, sapateado, street dance, dança do ventre, dança afro e dança de salão. Estas modalidades são oferecidas a partir da iniciativa dos alunos monitores (bolsistas ou voluntários), de acordo com seu domínio de determinada técnica.
Como forma de associar ao projeto alguma ação cidadã, são realizadas campanhas de arrecadação de donativos no ato de inscrição, que posteriormente são doados à instituições beneficentes.
2- Objetivos
a)Proporcionar a integração e sociabilização dos grupos distintos da comunidade, através das aulas e dos eventos culturais e de lazer ligados à dança.
b)Vivenciar diferentes manifestações da dança, participando de aulas, de festas e de eventos, visitando locais programados e assistindo a espetáculos de dança.
c)Viabilizar, através das aulas, o trabalho físico e a criação artística em dança.
d)Oportunizar aos monitores, a pesquisa de movimento, através das danças propostas bem como a participação e criação de materiais didáticos a serem usados no projeto.
e)Capacitar o aluno da licenciatura em educação física, bacharelado em educação física e bacharelado em dança para a operacionalização do ensino e criação da dança, junto as diferentes realidades dos grupos de trabalho.
3- Metodologia
Como apoio metodológico são utilizados os Fundamentos da Dança, de autoria de Helenita Sá Earp e desenvolvidos pelo Departamento de Arte Corporal, como base para o presente trabalho. Utiliza-se também, outras metodologias, conforme o módulo de dança em questão, para dialogar com os Fundamentos da Dança.
Para que se possa atingir, de forma plena, a questão da saúde física e mental do participante, é necessário que haja a valorização do trabalho físico e a busca do desenvolvimento da criatividade nas aulas ministradas.
As aulas são ministradas duas vezes por semana, com duração de uma hora. O programa será ministrado semestralmente.
As reuniões de estudo periódicas são realizadas com o objetivo de aprofundamento das questões teórico-metodológicas, afim de que sejam produzidos artigos, monografias e outros modelos de produção científica.
4- Coordenação