Origem e rumos da pesquisa em Biociências na EEFD
O precursor da pesquisa na EEFD, neste campo, foi o professor emérito Dr. Maurício José Leal Rocha. Na década de 1970, ele criou o Laboratório de Fisiologia do Exercício (LABOFISE), e deu a partida para toda a pesquisa na área de biociências na Escola de Educação Física da UFRJ.
Nesta primeira década o Departamento de Biociências da EEFD foi reestruturado reclassificando as pesquisas desenvolvidas pelos laboratórios do Departamento de Biociências como pesquisas de intervenção e pesquisas de base. Atualmente, o Departamento de biociências se subdivide em dois setores: setor de fisiologia do exercício com cinco laboratórios e setor de biomecânica com dois laboratórios.
No setor de fisiologia:
Laboratório de Biometria (LADEBIO), coordenado pelo professor Fernando Pompeu, onde são estudados os mecanismos de fadiga muscular durante o exercício.
Laboratório de Bioquímica do Exercício e Motores Moleculares (LABEMMol), em que a professora Verônica Pinto analisa o estresse oxidativo induzido pela atividade física.
Laboratório de Ergoespriometria e Cineantropometria (LErC), que foi coordenado por muitos anos pela Profa. Fátima Palha, falecida em janeiro de 2011, estudava o envolvimento da mulher no esporte. Atualmente o LErC é coordenado pela Profa. Luciane Barcellos.
Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório-Motora (LMCISM), localizado presencialmente no Instituto de Psiquiatria do Campus da Praia Vermelha, tem como foco das pesquisas do professor Alair Pedro Ribeiro o estudo dos mecanismos centrais do controle motor.
Laboratório de Biologia do Exercício (LBE), que com o trabalho dos professores João Pedro Werneck e Luciane Barcellos abrange as pesquisas das respostas hormonais ao exercício, a lesão muscular e a existência de mecanismos de proteção cardíaca ocasionadas pela atividade física.
O professor Renato Alvarenga, também docente do Departamento de Biociências, estuda, por meio da técnica de bioimpedância, formas não-invasivas de detectar o limiar de lactato no sangue.
No setor de Biomecânica:
Laboratório de Biomecânica Muscular (LABMUSC), coordenado pela professora Liliam Oliveira, observa alterações da arquitetura muscular induzidas pela atividade física.
Núcleo de Estudos do Movimento Humano (NEMoH), onde os professores Luís Aureliano Silva e Marco Garcia estudam o controle do equilíbrio e da postura.
O professor Carlos Gomes, também docente do Departamento de Biociências ,investiga o impacto de uma contração prévia na força desenvolvida.