Informativo sobre Estágios

­CENTRAIS DE ESTÁGIOS CURRICULARES

PÓLOS DE ATUAÇÃO:

1- COMPANHIAS DE DANÇA DO RIO DE JANEIRO
2- PROGRAMAS INTERDISCIPLINARES DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA E ARTÍSTICA/ Dança-Educação
3- DANÇA E SAÚDE
4- A DANÇA NAS VERTENTES CULTURAIS BRASILEIRAS
5- A DANÇA NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES URBANAS

Coordenadores:  Professores Frank Wilson, Maria Ignez Calfa, Katya Gualter

 

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR:
(disciplina: Estágio em Técnica da Dança e Coreografia/EFAU07)

1- Cada Pólo de Atuação terá, obrigatoriamente, um Professor-Supervisor do Curso de Bacharelado em Dança da UFRJ.

2- A supervisão dos Estágios será presencial, em, pelo menos, 70% das atividades desenvolvidas.

3- Para cada Projeto haverá um termo de compromisso assinado pelo aluno-estagiário, Professor-Supervisor, Coordenador de Estágio da Graduação em Dança e Coordenador Geral do Projeto.

4- Cada aluno deverá atuar em, pelo menos, três Pólos (diferenciados), à sua escolha, conforme os Pólos de Atuação apresentados no presente documento, em três períodos letivos.

5- A Coordenação de Estágios do Curso de Bacharelado em Dança da UFRJ oferecerá um rol de programas e projetos, como uma referência, para as escolhas do aluno-estagiário.

6- Os professores/ supervisores deverão reunir-se, quinzenalmente, com a Coordenação de Estágios do Curso de Bacharelado em Dança da UFRJ.

7- Em cada período letivo, o aluno-estagiário poderá atuar em, apenas, um Pólo.

8- Cada Professor-Supervisor deverá supervisionar ATÉ 05 (cinco) alunos- estagiários  por Pólo de Atuação.

9- O cumprimento do estágio passará a ser considerado a partir do ingresso do aluno-estagiário na disciplina EFAU07.

10- O aproveitamento do aluno-estagiário nos respectivos Pólos de Atuação será avaliado considerando os objetivos do Estágio Curricular traçados pela Coordenação.

11- A primeira semana de cada mês do período letivo será destinada a avaliação de cada Professor-Supervisor, com seu respectivo grupo de alunos-estagiários, em horário curricular.

12- As segunda e terceira semanas de cada mês do período letivo serão destinadas a avaliação de cada Professor-Supervisor, com seu respectivo grupo de alunos-estagiários, em campo. 

13-  A quarta semana de cada mês do período letivo será destinada ao encontro da equipe de Estágio (professores-coordenadores, professores-supervisores e alunos-estagiários), em horário curricular.

14- Os casos omissos no presente documento deverão ser avaliados pela Coordenação de Estágios e COAA do Curso de Bacharelado em Dança da UFRJ.

CENTRAIS DE ESTÁGIOS CURRICULARES:

(Em fase de implementação)

1. COMPANHIAS PROFISSIONAIS DE DANÇA
Professora-Supervisora: Lídia Larangeira

1.1 Programa Interdisciplinar de Iniciação e Profissionalização Artística
Companhia Folclórica do Rio/UFRJ (Coordenadores: Profs. Frank Wilson e Eleonora Gabriel)

a. Projeto Pelos Mares da Vida - pesquisa artística/ espetáculo coreográfico acompanhado de pesquisa de campo.
b. Projeto Riojaneirices - pesquisa artística/ espetáculo coreográfico acompanhado de pesquisa de campo.
c. Projeto Brasileirices - pesquisa artística/ espetáculo coreográfico acompanhado de pesquisa de campo.

1.2  Programa Interdisciplinar de Iniciação e Profissionalização Artística
Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp/ UFRJ ( Coordenadores: Profs. André Meyer, Ana Célia de Sá Earp, Tatiana Damasceno, Maria Inês Galvão e Patrícia Pereira)

a. Projeto Memórias da Cultura Afro-Brasileira, de Tatiana Damasceno - pesquisa artística/ espetáculo coreográfico, com base na dança de Oxósse e seus Mitos.
b. Projeto Me Divirto Dançando: uma etnografia dos espaços populares de dança da cidade do Rio de Janeiro, de Maria Inês Galvão Souza - pesquisa teórica (científica) acompanhada de pesquisa artístico-coreográfica.
c. Projeto Corpos Telúricos, de André Meyer e Ana Célia de Sá Earp - vídeodança.
d. Projeto Marcas da Globalização, de Patrícia Pereira e colaboração de Lígia Tourinho - pesquisa artística/ espetáculo coreográfico Sob Medida, com base no corpo da mulher como um objeto de consumo.

2. PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA E ARTÍSTICA EM DANÇA

Dança-Educação  
Professoras-Supervisoras: Ignez Calfa e Letícia Damasceno

2.1 Projeto A Dança como Produção de Subjetividades - pesquisa teórica(científica) com aplicação prática na composição artístico-coreográfica, sobre o estudo da corporeidade e suas ações interdisciplinares, como princípios didáticos e artísticos para a estruturação e desenvolvimento dos procedimentos metodológicos da dança enquanto linguagem e produção de subjetividades, tendo em vista a formação do profissional de dança na arte contemporânea.

3. PROGRAMA A DANÇA NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES URBANAS
Professora-Supervisora: Aline Teixeira

3.1 Projeto COMUNIDANÇA, de Frank Wilson, Katya Gualter e Rozane Tardin - aulas de dança (popularmente veiculadas, como, por exemplo, dança do ventre,forró, danças de salão, hip hop, funk, tango, etc) oferecidas gratuitamente para o público, em geral, nas instalações da EEFD.

4. PROGRAMA DANÇA E SAÚDE
Professoras-Supervisoras: Letícia Damasceno e Lili Plisséia

4.1 Projeto A Dança no Centro de Referência da Maré - este projeto visa à aplicação das aulas de dança como promoção da saúde para a recuperação de mulheres que sofrem violência física na Comunidade da Maré - Parceria com a decania do CFCH-UFRJ, sob a coordenação geral da profª Eliana Amorim Moura e coordenação das Oficinas Sociais profª Luciane Quintanilha Falcão (Faculdade de Educação-UFRJ). Professora-Supervisora: Lili Plisséia.

4.2 Projeto DANDHIP (dança para diabéticos e hipertensos) - este projeto visa à aplicação das aulas de dança como promoção da saúde para aumentar a aderência de pacientes diabéticos e/ ou hipertensos em atendimento no Hospital Marcolino Candau/ RJ aos seus respectivos tratamentos clínicos - Parceria com a Faculdade de Medicina da UFRJ, sob a coordenação geral da professora Vera Halfoun. Professora-Supervisora: Letícia Damasceno.

4.3 Projeto A Dança no Projeto de Saúde Escolar/ Programa de Atenção Primária à Saúde(PAPS) - este projeto visa à aplicação das aulas de dança como promoção da saúde para a recuperação de escolares do Ensino Público Fundamental do Município do RJ com indicação de sofrimento psíquico - Parceria com Faculdade de Medicina da UFRJ, sob a coordenação geral das professoras Vera Halfoun e Munira Aiex Proença. Professora-Supervisora: Letícia Damasceno.

5. PROGRAMA A DANÇA NAS VERTENTES CULTURAIS BRASILEIRAS
Professoras-Supervisoras: Ignez Calfa, Lili Plisséia e Letícia Damasceno

5.1 Projeto A Dança no Encontro das Vertentes Culturais de Minas Gerais - este projeto visa à aplicação das aulas de dança nas comunidades de Tiradentes e São João del Rei com produção de trabalhos cênicos que desenvolvem pesquisas relacionadas a Mitos e Manifestações Populares desta região. Parceria com o Instituto Biblioteca do Ó - Projeto Encontro das Vertentes Culturais, sob a direção geral de Maria José Boaventura e colaboração da professora Celina Batalha. Professoras-Supervisoras: Ignez Calfa e Letícia  Damasceno.

5.2 Projeto Madureira Canta e Dança - este projeto visa à aplicação das aulas de dança com produção de trabalhos cênicos que desenvolvem pesquisas relacionadas a Mitos e Manifestações Populares em geral no bairro de Madureira e adjacências. Público alvo: crianças e jovens. Parceria com a Prefeitura do RJ/ Secretaria das Culturas RJ – CONDEDINE (Conselho dos Negros).
Professora-Supervisora: Lili Plisséia.

5.3 Projeto A Dança Contemporânea e a Cultura do Samba - este projeto visa à aplicação das aulas de dança com produção de trabalhos cênicos que desenvolvem pesquisas relacionadas a Mitos e Manifestações Populares ligadas ao samba no município de Juiz de Fora e imediações. Parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora/ Secretaria das Culturas RJ – CONDEDINE (Conselho dos Negros).
Professora-Supervisora: Lili Plisséia.