1. Histórico
O Laboratório de Arte-Educação desenvolve um trabalho peculiar que estreita a relação do processo pedagógico à produção artística num centro de pesquisas e produção que utiliza como princípio as questões acerca da Corporeidade, associadas à fundamentação teórica com base nas experimentações práticas a partir de um olhar múltiplo sobre o corpo e o reconhecimento de sua complexidade.
Considerando a Corporeidade um campo de pesquisa ainda pouco investigado na Dança e cada vez mais utilizado por outras áreas do conhecimento (Sociologia, Psicologia, Filosofia, Antropologia), isto nos instiga à sedimentação de um pensamento sobre o corpo e suas questões, criando um compromisso maior na sua investigação na dança, face às diferentes demandas.
Dessa forma, é fundamental destacar o valor das atividades do LAE como experiência acadêmica na formação profissional dos alunos do curso de graduação, ampliando a sua produção de conhecimento científico no campo artístico como pesquisa, possibilitando uma percepção maior da realidade na qual estão inseridos, além de contribuir para um novo pensamento em Dança, como visão de mundo na construção de novos valores.
Como ações realizadas pelo Laboratório de Arte-Educação, citamos a parceria com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro através de diversos trabalhos pedagógicos desenvolvidos:
- Criação do curso de Pós-Graduação em Dança-Educação, em colaboração com a professora Celina Batalha, realizado durante o ano de 2000 na UFRJ;
- Acompanhamento pedagógico do trabalho de dança no projeto Núcleos de Arte da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;
- Cursos de Educação Continuada para professores do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro em 1998, 1999, 2001, 2002 e 2003;
- Produção de material didático para criação de um módulo básico para o ensino de dança nos Núcleos de Arte;
2. Objetivos
- Integrar o processo pedagógico à produção artística, buscando, através do estudo da Corporeidade, a fundamentação para suas ações, baseadas nas relações entre o homem e sua história, verificando a importância da linguagem e da memória na construção da narrativa;
- Identificar o sentido da Corporeidade como uma ação interdisciplinar, onde os aspectos científico e artístico sejam vistos de forma integrada como produção de conhecimento;
- Ampliar a visão de corpo, através das experiências vivenciadas além dos muros da universidade, percebendo a Dança como uma possibilidade na construção do pensamento a partir de outras realidades.
3. Metodologia
O Laboratório de Arte-Educação (LAE) utiliza em seus estudos uma fundamentação teórica com base nas experimentações práticas e nas observações feitas sobre o corpo no cotidiano de uma sociedade, sua possibilidade de escrita e de leitura, tendo como princípio o estudo da Corporeidade.
Ressaltamos a importância da inclusão das disciplinas: Introdução ao Estudo da Corporeidade, Literatura e Dança e Simbologia do Movimento deslocando os conteúdos para concretização de práticas que possam aprofundar a visão do aluno na dança, compreendendo o corpo nas suas dimensões humanas como pensamento poético, ampliando suas possibilidades no exercício da interpretação e da composição coreográfica.
4. Coordenação
Profª. Maria Ignez de Souza Calfa
5. Contato
Endereço eletrônico: laeufrj[ARROBA]hotmail.com
Horário de Atendimento: 2ª, 4ª e 6ª feiras das 14 às 18h.
Localização: UFRJ - Prédio da EEFD - Campus da Ilha do Fundão
Escola de Educação Física e Desportos - Sala Anexa ao DAC.
Avenida Carlos Chagas Filho, 540.
Cidade Universitária- R.J.- CEP: 21941-599