A esquina é um espaço democrático, de encontros, de diversidade, de liberdade. A partir desta perspectiva a professora da EEFD/UFRJ, Angela Brêtas, conduz o grupo Esquina – Cidade, Lazer e Animação Cultural, que vem desenvolvendo diversas atividades para o público interno e externo a EEFD.
O grupo iniciou o ano de 2010 com o Ciclo de Cinema e Infância, segue organizando o Digestivo Cinematográfico e está se estruturando para começar o projeto intitulado Cinema para donas-de-casa da Maré. Além de Angela, cinco monitores e três bolsistas de extensão trabalham no Esquina.
O objetivo principal do grupo é intervir na sociedade a partir de temáticas significativas, por meio do lazer e especialmente do cinema, superando paradigmas da cultura dominante e criando uma contraposição a ela:
- A gente acredita que a cultura é um espaço de tensões e rico de mudanças também. Nosso objetivo não é negar a cultura dominante somente, mas de alguma maneira se contrapor a ela em alguns aspectos. O cinema permite discutir a cultura e o lazer, trazendo outra visão de mundo, outro modo de encarar a vida. Por meio do cinema, você tem contato com outras culturas, outras pessoas, outras histórias – explicou a coordenadora Angela Brêtas.