1) Inaugurado em setembro de 1996, o Laboratório de Informática de Graduação da EEFD (LIG-EEFD) se somou aos 50 Laboratórios instalados nos campi por iniciativa da Reitoria da UFRJ. Recebeu apoio financeiro para instalação da infra-estrutura de redes por meio de projeto submetido à FUJB e funcionou inicialmente na sala 235 com 15 computadores encaminhados pela Reitoria após submissão de justificativa pela Unidade requerente.
Sob a gestão de: Sonia Leitão da Cunha Figuieredo (Diretora da EEFD) e Coordenação de Alva Valeria M. Nascimento (Setor de Informática).
2) Nos anos seguintes, o LIG-EEFD recebeu apoio de instituições como o BNDES e FIOCRUZ que doaram equipamentos e peças para reposição. Também recebeu outros seis computadores novos doados pela FUJB.
O LIG-EEFD ofereceu, desde a sua inauguração, apoio acadêmico, prioritariamente para as disciplinas com conteúdo de Informática e suporte adacêmico aos alunos da Graduação.
3) Em 2006 o LIG-EEFD recebeu novos computadores da Reitoria e, neste mesmo ano passou a contar com estagiários dos cursos de Graduação da UFRJ, atuando no LIG. Foram selecionados inicialmente 3 alunos do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. A oferta de bolsas para estagiários do LIG é divulgada por edital disponibilizado pela PR-1. As vagas de estágio, concedidas aos LIG`s das Unidades, são divulgadas pela PR-1, após a aprovação do projeto/pedido de bolsas, elaborado anualmente pela Coordenação do LIG.
Com o aumento da demanda dos cursos da EEFD e a ampliação do curso noturno, o LIG teve um aumento extraordinário no número de usuários de computadores e, em alguns períodos, somou cerca de 1200 pessoas, usuários ativos de computadores, todos devidamente identificados por meio de sistema de cadastro, desenvolvido pelos bolsistas do LIG.
4) Em 2010, sete novos computadores multimídia, fabricante ITAUTEC, substituíram sete computadores IBM na sala 235. Os computadores IBM, até aquele momento alocados no LIG, foram remanejados para os projetos da EEFD que possuem alunos de Iniciação Científica ou bolsistas, alunos da Graduação, como é o caso de "Corrida de Orientação", "Brincante", "NESPEFE" e os Setores de Fisiologia (LBE e LABEMMol) e Biomecânica, além da empresa júnior Pulsar.
O LIG que, desde a sua inauguração funcionou em horário ampliado, permaneceu fechado durante o período das obras do telhado. O rebaixamento de teto do LIG desabou após uma forte chuva, logo no início da obra e, por pouco, os prejuízos se tornariam irreparáveis.
A obra de recuperação do LIG-EEFD contou com a ampliação da sala 235, com a criação de espaço reservado para administração do LIG e atendimento de alunos, substituição do rebaixamento de teto danificado, substituição da central de refrigeração que operou por 14 anos por duas unidades split de grande porte e recuperação das bancadas.
5) Em 2010 também foram iniciadas as obras do Espaço Aluno com previsão de sala de estudos, uma sala de informática com sete computadores IBM e ponto de acesso à rede WIFI_ALUNOS.
6) Durante as obras do LIG, os monitores do então PAEALIG se dedicaram à criação de tutoriais de apoio para o LIG e foram oferecidas duas oficinas: Criação de website para apoio acadêmico para os professores da EEFD e Oficina de Edição de Audiovisual, buscando atender a demanda dos projetos que trabalham com vídeos (Dança e Digestivo Cinematográfico).
7) No final de 2010 foi aprovado pela Reitoria o relatório de expansão do LIG-EEFD com a cessão de novos computadores. Os equipamentos foram recebidos na EEFD no final de 2011.
8) Em março de 2011 foi criada a rede WIFI_ALUNOS. Os cadastros para utilização das salas do LIG-EEFD e a rede WIFI_ALUNOS são realizados diretamente no LIG, sala 235.
9) No final do mês de abril de 2011, após conclusão das obras, houve a dissociação entre Setor de Informática e LIG-EEFD.
10) A partir de maio de 2011, as salas do LIG, sala 235, totalmente reformada/ampliada e o Espaço aluno iniciaram nova fase, sob a Coordenação de Gustavo Sotelo.
.