1. O Projeto
O projeto “Educação Física na Baixada Fluminense: autonomia e construção de conhecimento” tem como principal objetivo o fomento a criação de espaços de construção de conhecimento dentro de escolas municipais da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, trabalhando no desenvolvimento do educando como ser autônomo e produtor de cultura. Os licenciandos em Educação Física, envolvidos nestas ações extensionistas, trabalham também na dinamização de espaços de reflexão sobre a prática docente, através da organização do “Fórum Educação Física e Sociedade”, que contará com a participação de profissionais de educação da Baixada Fluminense e licenciandos da Escola de Educação Física e Desportos. A proposta metodológica consiste na formação de Grupos Temáticos de Trabalho (GTT) nas unidades escolares beneficiadas pelo projeto.
2. Objetivos
Objetivo Geral:
Fomentar a construção de conhecimento sobre a Educação Física em escolas públicas da Baixada Fluminense, tematizando componentes da cultura corporal e dialogando com o cotidiano discente.
Objetivos Específicos:
1. Criar espaços para prática da pesquisa no ensino fundamental, incentivando o pensamento crítico e autônomo;
2. Fortalecer o processo de formação inicial do licenciando de Educação Física, contando com a conexão direta das ações extensionistas com os componentes curriculares obrigatórios;
3. Dinamizar um ambiente de reflexão e construção de conhecimento acerca das temáticas relacionadas à Educação Física, contando com a participação dos docentes das redes de ensino, docentes da universidade e dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, valorizando a reflexão sobre a prática e diálogo na formação continuada do professor.
3. Metodologia
A proposta metodológica do presente projeto consiste no trabalho com Grupos Temáticos de Trabalho em escolas de dois municípios da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Ancorados na abordagem curricular de Ciência, Tecnologia e Sociedade, na perspectiva freireana de Santos (2008), o projeto busca o desenvolvimento autônomo do educando, através do diálogo entre cotidiano e conhecimentos escolares. A perspectiva freireana permite a inserção de componentes da “educação problematizadora”, assim como o trabalho com os “temas geradores”. As ações de extensão contarão com as seguintes etapas metodológicas: grupos temáticos de trabalho (GTTs); Encontro de Lá pra Cá; Semana Educação Física e Conhecimento; e Fórum de Educação Física e Sociedade.
4. Público-Alvo
Membros da comunidade escolar das instituições de ensino envolvidas: alunos do ensino fundamental; professores das redes municipais envolvidas; funcionários e responsáveis dos alunos matriculados nas respectivas escolas.
Municípios atendidos:
Duque de Caxias e Nova Iguaçu
Quadro de horários:
5. Coordenação
Renato Sarti
Luiz Felipe Cavalcanti
6. Contato
Endereço eletrônico: renatosarti.eefd[ARROBA]gmail.com
Telefone: (21) 8077-8084
Localização: UFRJ - Prédio da EEFD - Campus da Ilha do Fundão
Escola de Educação Física e Desportos - sala da Central de Estágio
Avenida Carlos Chagas Filho, 540.
Cidade Universitária- R.J.- CEP: 21941-599
7. Apoio
PR 5 – Programa Institucional de Bolsas de Extensão
Blog do projeto:
www.eefdbaixada.wordpress.com
8. Quadro de Horários
ATIVIDADE | DIA | HORÁRIO | LOCAL |
Escola Duque de Caxias | Terça | 8h20 – 12h00 | EM Pedro Paulo da Silva |
Escola Nova Iguaçu | Sexta | 07h30 – 12h00 | |
Reunião de Planejamento | Quinta | 17h00 – 19h30 | Central de Estágio |
Reunião do Fórum EF SOC | Quinta | 16h00 – 17h00 | Central de Estágio |