Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Dança, dramaturgias e contemporaneidade
Disciplina Teórico-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Performance e Performatividades da Dança
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa: Pensamentos sobre as dramaturgias da atualidade e sua historiografia. Relações sobre a cena contemporânea, a cena de Dança e as dramaturgias, roteiros e light motifs das performatividades da atualidade. Aprofundamento sobre as dramaturgias da Dança, os modos de fazer, criar e compor em Dança e os protocolos de criação da cena contemporânea.
Bibliografia:
ARISTÓTELES. Arte Poética e Arte Retórica. São Paulo: Difusão Européia doLivro, 1959.
CABALLERO, Ileana. Cenários liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFO, 2011.
GREINER, Cristine. O Corpo: Pistas para Estudos Insdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
KERKHOVE, Marianne (org.). Dossier: Danse et Dramaturgie. In: Nouvelles deDanse. Bruxelles: Contredanse, 1997.
LABAN, Rudolf. Una Vida para La Danza. México, DF: Conaculta, 2001.
LANG, Patrícia. Dramaturgia Del Bailarín. México: INBA/ Cenidi-Danza/ Escenología,2000.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MIRANDA, Regina. Corpo-Espaço: Aspectos de uma Geofilosofia do Movimento. Rio deJaneiro: 7 Letras, 2008.
NORA, Sigrid (Org.). Temas para a Dança Brasileira. São Paulo: Edições SESC, 2010.
ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo manifesto: Teatro Físico. São Paulo: Perspectiva,2005.
TOURINHO, Lígia. Dramaturgias do Corpo: protocolos de criação das Artes da Cena. Doutoradoem Artes. Instituto de Artes/ Unicamp. Campinas: Unicamp, 2009.