Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Processos de Ensino e Aprendizagem em Dança
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Dança-Educação
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa: Estudo e reflexões sobre as práticas da Dança e seus processos de ensino aprendizagem no ensino formal (educação infantil, ensino fundamental e médio) e informal (projetos sociais, culturais, etc). A Dança em sua diversidade de práticas, fazeres e metodologias. As metodologias de estruração dos processos criativos em dialógicos com os saberes educativos e somáticos do corpo.
Bibliografia:
BARBOSA, Ana Mae; PEREIRA DA CUNHA, Fernanda. (orgs.)A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2012.
DAMASIO, Claudia. A dança para crianças. In: PEREIRA, R. e SOTER, S. (Org.) Lições de Dança 2, Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.
FUSARI, Maria F.; FERRAZ, Maria. H. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 2009.
LARROSA, Jorge. RECHIA, Karen. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ROSA, Allan da. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. São Paulo: Pólen, 2019.
RUFINO, Luiz. Pedagogia da encruzilhada. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SCHULMANN, Nathalie. Da prática do jogo ao domínio do gesto. In: PEREIRA, R. e SOTER, S. (Org.) Lições de Dança 2, Rio de Janeiro: UniverCidade, 1999.
SOTER DA SILVEIRA, Silvia. ANDRIES NOGUEIRA, Monique. De quem é a lua? Um pouco da história da disputa pela dança nas escolas brasileiras nos últimos 20 anos. AAPE/ EPAA, n. 65, v. 29, Arizona State University, maio 2021.
STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2015.
TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.; MARINHO. N. (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p.23-37.