Tópicos Especiais II

Nome:Tópicos Especiais II
Disciplina: Teórico-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Poéticas e Interfaces da Dança
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária:45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: A disciplina constitui-se como espaço de aprofundamento do diálogo interdisciplinar teórico, processual e epistemológico. As relações entre o corpo em estado de arte, como uma Dança em possibilidade conceitualmente estendida e áreas artísticas das mais diversas serão investigadas, trazendo para a Dança, enquanto área de conhecimento, reverberações fecundas do atravessamento disciplinar e epistemológico.

Bibliografia:
BARENBOIM, Daniel. Diálogos sobre música e teatro: Tristão e Isolda. Organizados por Gastón Fournier-Facio. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2010.
BROOK, Peter. O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro, 2008.
CALADO, Carlos. O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CAPRA, Fritjof.As Conexões Ocultas: Ciência para uma Vida Sustentável, 11ª
edição, São Paulo: Editora Cultrix, 2002.
CAUQUELIN, Anne. Freqüentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo: Martins, 2008.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998 (2005).
JAUSS, Hans Robert; ISER, Wolfgang; STIERLE, Karlheinz; GUMBRECHT, Hans Ulrich.A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.