Nome: Tópicos especiais em Dança, Identidade e Diferença
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não.
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária:45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa: Tema central: Identidade e diferença enquanto ponto de partida e/ou conteúdo de criações em dança e áreas afins com foco no corpo. O curso propõe a apresentação de aspectos conceituais que perpassam a produção artística relacionada às transformações socioculturais ligadas a essa temática, a partir de perspectivas estéticas, filosóficas, sociológicas. Serão abordadas questões tais como identidade, segmentação da cultura, singularidade, diversidade, deficiência, loucura, transformações corporais radicais, e como essas ideias se fazem presentes na arte.
Bibliografia:
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BECKER, Howard S. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BENTO, Berenice. A Reinvenção do corpo. Sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro:Garamond, 2006.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.
GOFFMAN, Erving. Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 1988.
GOLDENBERG, Mirian (org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.
MATOS, Lucia. Dança e Diferença. Cartografia de múltiplos corpos. Salvador: EDUFBA, 2012.
PERES, Marta. Corpos em obras. Um olhar sobre as práticas corporais da cidade. São Paulo: Annablume, 2014.
VILLAÇA, Nizia. Góes, Fred de. Kosovski, Ester. Que corpo é esse? Novas perspectivas. São Paulo: Mauad, 1999.