Informações: A bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/UFRJ) se refere à participação no Projeto de pesquisa “Panorama da produção científica em Educação Física do novo milênio”, cujo objetivo é mapear e analisar a produção de dissertações e teses dos programas de pós-graduação em Educação Física (PPGEF) do Brasil.
Atividades do bolsista - Carga horária de 20h/semana
1. Participação nas reuniões do Nespefe (4f e 5f à tarde) e distribuição de horas a combinar;
2. Revisão de literatura sobre a temática; Levantamento, organização e análise dos dados de PPGEF; Produção de trabalhos para congressos, publicações etc.
O NESPEFE oferece: Vivência das práticas científicas em grupo qualificado e acolhedor; Experiência consolidada em pesquisas e publicações; Oportunidade para continuidade do estudo na pós-graduação; Convívio com integrantes de perfis variados que se ajudam mutuamente e muito mais!
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO - Somente pode se inscrever o/a aluno/a que:
a) Possua o CRA igual ou superior a 6,0 (seis); b) Não tenha sofrido sanção disciplinar.
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 16/06: Enviar e-mail para silvialudorf@eefd.ufrj.br com as seguintes informações:
a) Nome completo, DRE, período, curso;
b) Descrição das razões para o interesse na bolsa;
c) Enviar o Histórico ou Boletim em anexo;
PROCESSO SELETIVO:
PROVA ESCRITA a ser realizada no dia 18/06/2019, terça-feira, de 11h às 12:30h (Sala do NESPEFE – ao lado da Xerox), com base na bibliografia abaixo:
CASTRO, P.H.Z. et al. A produção científica em educação física de 2001 a 2010: caminhos da construção de um campo. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3., p. 869-882, jul./set. de 2017.
MANOEL, E.J.; CARVALHO, Y.M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 389-406, mai./ago. 2011.
LÜDORF, S.M.A; CASTRO, P.H.Z. Realidades da Pós-Graduação em Educação Física: manutenção ou desmonte das subáreas sociocultural e pedagógica? In: TELLES, S.; LÜDORF, S.; PEREIRA, E. (Orgs.) Pesquisa em educação física: perspectivas sociocultural e pedagógica em foco. Autografia, Rio de Janeiro, 2017. Disponível no Blog do NESPEFE: http://nespefe.blogspot.com/
A prova será avaliada a partir dos seguintes critérios: grau de conhecimento sobre o assunto, capacidade de organização de ideias e nível da escrita (correção gramatical e articulação do conteúdo).
Em caso de empate, prevalecerá a maior média final obtida na disciplina de Introdução à Metodologia Científica e, se for o caso, de Metodologia da Pesquisa EF.
Dúvidas: silvialudorf@eefd.ufrj.br