O FESTIVAL FOLCLORANDO é um evento que reúne grupos de crianças e jovens das escolas das redes públicas e privadas, projetos sociais e outras entidades que participem de experiências artísticas utilizando as linguagens da cultura popular. Proporcionar a vivência de danças e folguedos em suas diversas formas e motivações, a democratização dos espaços de apresentação e o incentivo à aplicação do Folclore como recurso pedagógico, artístico, social e político, são os principais objetivos.
Surgiu da iniciativa dos professores responsáveis pelas disciplinas Folclore: Danças e Folguedos, dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Dança, que queriam demonstrar a seus alunos o produto de atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas em espaços de Educação e Arte. Como vários integrantes da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ realizam projetos com essa finalidade, foram os primeiros participantes e organizadores.
Observou-se que tal experiência estava sendo muito importante para os universitários que cada vez mais se interessavam em criar suas próprias ações na área da Educação Física e Dança, e uma oportunidade emocionante para professores e alunos dos grupos participantes, que começaram a definir o Folclorando como uma meta de mostra dos trabalhos realizados durante todo o ano. Uma integração acadêmica relevante entre os futuros profissionais e meninos e meninas de várias idades, que também têm a oportunidade de conhecer uma das mais importantes Universidades brasileiras.
E mais gente desejando, a cada ano, estar aqui, na EEFD-UFRJ. O que era uma simples dinâmica pedagógica foi se transformando num evento de encontro e apreciação da arte popular.
Em 2006, buscou-se apoio da FUJB (Fundação Universitária José Bonifácio), da Prefeitura da UFRJ, da PR-5 e da EEFD, para que houvesse uma estrutura de transporte, água e lanche. Com a disponibilização de mais ônibus foi possível a participação de mais grupos. Vieram 350 participantes. Em 2007, esse número cresceu para 500 mini-artistas, que se apresentaram nos turnos da manhã e tarde. O evento de 2008, contou com a participação de mais 700 crianças, que homenagearam o Palhaço de Gigante, um grande expoente da cultura carioca.