Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Corpo, Dança e Cultura
Disciplinas: Teórica
Nível: Mestrado
Obrigatória: Sim
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Pré-requisito: Nenhum
Ementa: Abordagens teóricas sobre o corpo inseridas em seus contextos artísticos, pedagógicos, culturais e sociais. Reflexões sobre o corpo na relação com as Artes do Corpo e as produções artísticas e pedagógicas em Dança. Aprofundamentos nas discussões sobre o corpo e a historiografia da Dança num contexto social, artístico e político. Estudos sobre as práticas, performances e performatividades do Corpo e da Dança e suas dimensões culturais.
Bibliografia:
APPIAH, Kwane Anthony. Na casa de meu pai. A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto. 1997.
Godfrey-Smith, Peter. Dewey on Naturalism, Realism and Science. In: Philosophy of Science, 69 (September 2002) pp. S25–S35. University of Chicago Press Terms and Conditions (http://www.journals.uchicago.edu/t-and-c).
GREINER, Christine. Em busca de uma metodologia para analisar a alteridade na arte. In: Concept. Campinas/SP, v6, n2,pp 10-21, 2017.
GREINER, Christine. “Diásporas cognitivas de enunciados: uma escolha política para derrubar estereótipos.” In: Arte & Cognição. Corpomídia, comunicação, política. Katz, H., Greiner, C. (Org.) São Paulo: Annablume, 2015.
GREINER, Christine, Aoki, Beatriz Yumi. Transdramaturgias nas artes do corpo no Japão. Revista Repertório, Salvador; PPGAC, 2024, n.36, p. 14-36, 2021.1.
KATZ, Helena. Corpar. Porque corpo também é verbo. In: Coisas vivas: Fluxos que informam. São Paulo: ECA-USP, 2021.
KATZ, Helena. “Corpo apps: do dispositivo ao aplicativo”. In: Arte & Cognição. Corpomídia, comunicação, política. Katz, H., Greiner, C. (Org.) São Paulo: Annablume, 2015.
PIHLSTRÖM, Sami. Structuring the world: The Issue of Realism and the Nature of Ontological Problems in Classical and Contemporary Pragmatism. Acta Philosophica Fennica, University of Helsinki, 1996. Capítulo 3.