Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Estudos em Corporeidade na Dança-Educação
Disciplina: Teórico-prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Dança-Educação
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Não
Ementa: Estudos sobre a corporeidade, a subjetividade, a experiência e a coletividade. A linguagem da Dança nos processos de singularização e de formação do indivíduo. A Dança como expressão humana e a questão do corpo na escola na aplicação das práticas corporais e de Dança nos espaços de ensino formal e informal.
Bibliografia:
ALMEIDA, Marcus. A selvagem dança do corpo. Curitiba: Editora CRV, 2011.
ALEXANDER, F. M.O uso de si mesmo. São Paulo: Martins Fontes, 2010, Ed: 2.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos.Belo Horizonte: Ed. Com Arte, 2016.
FELDENKRAIS Moshe Consciência pelo movimento. São Paulo, Summus, 1977, Ed.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz r Terra, 1996.
___________. Conscientização : teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo F, São Paulo: Cortez, 2008.
LAUNAY, Isabelle; GINOT, Isabelle. (2003a). Uma fabrica de anti-corpos? Departamento de Dança de Paris 8. França: www.univ-paris8.fr Brasil: Idança.net Acesso, dez., 2011.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011, Ed:
READ, Herbert. Educación por el arte. São Paulo: Martins Fontes, 2013, Ed: 2.
TAVARES, Maria. Imagem Corporal: conceito e desenvolvimento. Campinas: Manole,2003.