Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Intermidialidade e Dança
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Poéticas e Interfaces da Dança
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa: Conceitualização da intermidialidade tendo como foco o estudo da cooperação e colaboração entre as mídias e as formas de Arte com a Dança. Relações entre a cena contemporânea, as novas tecnologias e a Dança. O uso de dispositivos e suportes na criação de imagens em movimento. Agenciamentos coletivos de enunciação e criação a partir da percepção do corpo do dançarino/performer em sua interação com as outras linguagens.
Bibliografia:
ALMAS, Almir. Arte, ciência e tecnologia: pensamento criativo, técnica, estética e poética: experimentações em expansão. In: Ágora: modos de ser em dança. Org. Moura, Gilsamara Emilio, Douglas, São Paulo, Editora Jogo de Palavras, 2019, Volume 2., pp.9-27.
DENNY, Marcelo.Cenografia Digital na Cena Contemporânea. São Paulo, Annablume, 2022.
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
NESTERIUK, Sérgio, SANTAELLA, Lucia, MASSAROLO, João. Desafios da Transmídia: Processos e Poéticas. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.
RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Intermidialidade: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2022.
SANTANA, Ivani. A dança percebida. Uma reflexão sobre a tomada de sentido participativa na dança com mediação tecnológica pela perspectiva da enação. In: Ágora: modos de ser em dança. Org. Moura, Gilsamara Emilio, Douglas, São Paulo, Editora Jogo de Palavras, 2019, Volume 2. pp. 178-207.
SANTANA, Ivani. Dança com mediação tecnológica: uma poética inevitavelmente compartilhada. In: Dança sob o signo do múltiplo. Org. Santaella, Lucia, Motta, Everton, Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2020, pp.27-40.
SANTANA, Ivani. Breves indicações para realizar experiências e processos de dança mediada pelas tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Synergia, 2021, pp. 1-16.
TISCAREÑO, Edgar Vite. El cuerpo transfigurado en imagen. Convergencias creativas y epistemológicas entre Danza y Artes Virtuales. Cali: Universidad del Valle. Programa Editorial, 2022.
Revista Repertório, n. 28, 2017. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/issue/archive