Laboratórios de Dança-Educação

Nome: Laboratórios de Dança-Educação
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: não
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária:45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: Experimentações que abrangem componentes da atividade pedagógica para o ensino da dança e suas relações com seu próprio processo histórico-social. Propõe uma investigação das condições e dinâmicas dos processos pedagógicos que vigoram no ensino e orientam a ação docente, refletindo as diferentes tendências teórico-metodológicas da prática educativa da dança, abordando os requisitos para o planejamento dos processos de ensino-aprendizagem.

Bibliografia:
AZEVEDO, F. A. G. de. Arte: linguagem que articula conhecimentos na construção de competências. 5f. Recife, 2005.
BARBOSA, A. M. (Org.). A compreensão e o prazer da arte. São Paulo: SESC VilaMariana, 1998.
__________. (Org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
CASTRO, Manuel et. al. O Educar Poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1991.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d'Água; 2008
FERREIRA, Suely. (Org.) O ensino das artes – construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.
MARQUES, Isabel. A dança no contexto. São Paulo: Ícone, 1999.
_____________. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988