Nome: Laboratórios de Poéticas e Interfaces da Dança
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária:45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa: Experimentações centradas no estudo que pensa e realiza a dança em suas dimensões poético-ontológicas, fenomenológicas, históricas, sociológicas, antropológicas, somáticas, terapêuticas, semióticas. Inclui a pesquisa epistemológica dos fatores, parâmetros e processos de investigação do corpo em movimento e suas conexões com as demais linguagens, propondo-se, assim, a Dança em contínua relação com as outras artes.
Bibliografia:
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Paris: Armand Colin, 2006.
BELTING, Hans. O Fim da História da Arte. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
BERNARD, Michel. De la création chorégraphique. Paris: Centre national de la danse, 2001.
BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.
CANTON, Katia. Temas da Arte Contemporânea (coleção). São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CLIMENHAGA, Royd. Pina Bausch. London: Routledge, 2009.
GIL, José. Movimento Total: O Corpo e a Dança. São Paulo, Iluminuras, 2004.
HEATHFIELD, Adrian. LIVE: Art and Performance.New York: Routledge, 2004.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2010
SERRES, Michel. Variações sobre o Corpo. Sao Paulo: Bertrand Brasil, 2004