Laboratórios de Produção Textual em Dança

Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Laboratórios de Produção Textual em Dança
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: Desenvolvimento de produção de textos sobre Dança, leituras individuais e em grupo e discussões sobre esses materiais. Experimentos sobre modos de escrita com base na poesia, na litertura, nos manifestos, na escrita automática e acadêmica sobre os processos de criação em Dança e sobre as pesquisas em desenvolvimento.

Bibliografia:
ARRAIS, Joubert de Albuquerque. (2022). Edição 9 (V.6, jun/dez, 2021): Edição com artigos do dossiê temático As escritas da dança e as críticas de dança: entre o escrever, o dançar e o criticar. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 6(1).

ARRAIS, Joubert de Albuquerque. (2022). Dossiê Temático - Apresentação: ESCREVER, DANÇAR, CRITICAR: outros movimentos coimplicados de escrita, dança e crítica. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 6(1).

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BARRETO, Ivana. Menna. (2022). A palavra tem um corpo. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 6(1). DOI: https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v6i1.47563.

BASBAUM, Ricardo. Manual do artista–etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

LIMA, Danilo César Castro. (2022). BIOCRÍTICA: uma escrita analítica, afetiva e artística, que se move junto ao corpo como válvula de libertação. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 6(1). DOI: https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v6i1.32414.

FAGUNDES, Igor (org). Viral: Dança & Outras Disseminações. Guaratinguetá (SP): Penalux, 2021.

FAGUNDES, Igor. A fal[t]a do laudo. tubos de ensaio. Guaratinguetá (SP): Penalux, 2021.

FERNANDES, C. (2014). Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2), 18–36.

FOLLY, Ellen Guimarães. A escrita como performance e as cartas como método: carta às leitoras e leitores deste artigo. Pesquisas e práticas psicossociais, São João del-Rei , v. 15, n. 3, p. 1-15, set. 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082.... Acesso em 02 mar. 2023.

LYRA, L. de F. R. P. Escrita acadêmica performática... Escrita F(r)iccional: Pureza e perigo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17759. Acesso em: 2 mar. 2023. DOI: 10.5965/14145731023820200033.

RIBEIRO, F; TORRALBA, R. (org.) Anais do 1 seminário de pesquisa em andamento – SPA|NINHO. Editora Traço, RJ, 2022. Disponível em: https://www.academia.edu/78920842/RIBEIRO_F_et_TORRALBA_R_org_1_SPA_NINHO. Acesso em 15 mai. 2023.

SABER DE MELLO, I.; AGUIAR, F. M. de; BELCHIOR SANTOS, J.; PEDROSO.; DE OLIVEIRA, L.; BITENCOURT, M. A. L. de; FRANZONI, T. O que é escrita performativa?. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17922. Acesso em: 21 fev. 2022. DOI: 10.5965/1808312915252020e0015.