Processos de criação: coreografia, interpretação e encenação

Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Processos de criação: coreografia, interpretação e encenação
Disciplina Teórico-prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa dentro do grupo da Linha de Pesquisa Performance e Performatividades da Dança
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: Investigação e análise sobre a natureza artística da criação em Dança a partir do desenvolvimento de processos, discussões e estratégias que tematizem o corpo, a interpretação, a encenação e a coreografia. Reflexão sobre as estéticas empregadas na dança que levaram às múltiplas possibilidades artísticas a partir da segunda metade do século XX. Estudos sobre a diversificação do espaço cênico e a criação de novas possibilidades de encenações e interpretações coreográficas.

Bibliografia:
CAMINADA, Eliana. História da dança. Evolução cultural. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SPRINT, 1999.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins, 2010.
GIL, José. Movimento Total – O Corpo e a Dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
MONTEIRO, Mariana. Noverre. Cartas sobre a dança. São Paulo: Edusp, 1998.
LIMA, Dani. Gesto. Práticas e discursos. Rio de Janeiro: Cobogo, 2013.
LOUPPE, Laurence. Poetique de la danse contemporaine - la suíte. Bruxelles: Éditions Contredanse, 2007.
OSTROWER Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SÁNCHEZ, Lícia Maria Morais. A dramaturgia da memória no teatro-dança. São Paulo: Perspectiva, 2010.
VIANNA, Klauss. A Dança. 3ª. Ed. São Paulo: Summus, 2005.