Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Dança, Educação e Sociedade
Disciplina: Teórico-prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Dança-Educação
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa: Abordagem de aspectos históricos, sociais e culturais do corpo na dança. Contextualização e relação da dança com a sociedade. Manifestações artísticas populares.
Bibliografia:
BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais.e, 2006.
_________________. Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. Horizonte: Ed. Com/Arte, 2008.
_________________. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo. UNESP, 2009.
BOAL, Augusto. O Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.
BRASIL, Ministério da Educação. (2004) Plano nacional de implementação das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico- raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em: 17 set. 2016.
BRASIL, Ministério da Educação (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino FundamentalVolume 10.1 Pluralidade Cultural –Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em: 17 set. 2016.
SILVA, Renata de Lima. Corpopular : intersecções culturais.São Paulo: 2013.
PRESTON-DUNLOP, Valery. A Handbook for Modern Educational Dance. Cambridge: Paperback, 1980.
SALLES, Cecília Almeida Gesto inacabado - processo de criação artística. Ed Intermeios, 2012
SILVA, T. T. (1993) (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas.