Carta Final do I Encontro

Carta-documento do I Encontro com Mestres Populares na UFRJ, realizado na Escola de Educação Física­ e Desportos da UFRJ entre 06 e 09 de novembro de 2007

Mestres Populares, professores, pesquisadores, alunos e interessados reunidos no I Encontro com Mestres Populares da UFRJ, chegaram, após dias de debate e discussão, ao seguinte documento de recomendações.
Concluímos que a ação participativa dos administradores da esfera municipal constitui um dos pilares políticos da preservação das culturas tradicionais. De modo que, a omissão desses administradores tem provocado uma série de consequências negativas para os grupos tradicionais. Há que se rever a política que regulamenta e ordena a realização destas manifestações em espaços públicos.
Apurou-se que, em alguns casos, ainda ocorre a exigência do pagamento de licenças para colocar as manifestações na rua.
Uma das maneiras mais eficazes de garantir o estabelecimento de convênios favoráveis entre as prefeituras e os grupos tradicionais é a ocupação de espaços de representação das prefeituras locais pelos próprios Mestres Populares. Esta iniciativa permite que as necessidades reais dos grupos sejam compreendidas e solucionadas de maneira consistente. O amparo necessário não visa o financiamento de custos pessoais dos indivíduos envolvidos, e sim a manutenção de instrumentos, indumentária, adereços e acessórios, bem como os custos de transporte e alimentação dos integrantes durante a realização, ou seja, condições básicas para que as manifestações possam ser realizadas.
Atualmente, o próprio Ministério da Cultura demonstra uma grande preocupação na elaboração de um política de amparo e incentivo para a cultura tradicional. Os grupos devem ser estimulados e orientados a participar dos editais de patrocínio. Entende-se que cabe às Comissões de Folclore essa orientação.
Por exemplo, a política da escolha dos Pontos de Cultura deve privilegiar os grupos originais já existentes em cada comunidade, evitando desvirtuar a proposta original.
­Uma linha de ação importante é o estabelecimento de convênios para viabilizar o repasse de recursos públicos e privados para os grupos tradicionais de cultura popular.
Experiências recentes bem sucedidas demonstram a importância do ensino da cultura popular no ambiente escolar, feito de maneira continuada no dia-a-dia dos estudantes e não apenas em datas comemorativas. Neste sentido, as Secretarias de Educação podem contribuir incentivando a contratação de Mestres Populares enquanto profissionais da área de Educação.

Assinado

Coordenadores e participantes do I Encontro com Mestres Populares na UFRJ