Tópicos Especiais I

Nome:Tópicos Especiais I
Disciplina: Teórico-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Performances e Performatividades da Dança
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: O curso propõe um espaço de investigação sobre os processos de criação na dança a partir do embate entre pensamento e fazer artístico, abrangendo discussões e aprofundamentos sobre o corpo artista. Busca a pesquisa e investigações no âmbito específico da construção gestual e no âmbito da construção visual da cena: destacando as noções de atuação, criação, cena, movimento e visualidade. A disciplina propõe discussões teóricas e sessões experimentais.

Bibliografia:
BARBA, Eugênio. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.

HARTMAN, Saidyia. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. São Paulo, Bazar do Tempo. 2021.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MARCONDES, Renan. Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea. São Paulo: Annablume, 2023.

MUÑOZ, José Esteban. Cruising utopia: the then and there of queer futurity. Nova York. NYU Press, 2009.

NOVARINA, Valère. Carta aos atores e Para Louis de Funès, tradução de Ângela Leite Lopes.7Letras, 2005.

PESSANHA, Juliano Gomes. A recusa do não-lugar. São Paulo: Ubu editora. 2018.

PRECIADO, Paul B. Um apartamento em urano: Crônicas da Travessia. Rio de Janeiro, Zahar. 2018.

STROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

ZENICOLA, Denise. Performance e Ritual:A Dança das Iabás no Xirê. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.