Nome: Tópicos Especiais I
Disciplina: Teórico-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Performances e Performatividades da Dança
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa:
O curso propõe um espaço de investigação sobre os processos de criação na dança a partir do embate entre pensamento e fazer artístico, abrangendo discussões e aprofundamentos sobre o corpo artista. Busca a pesquisa e investigações no âmbito específico da construção gestual e no âmbito da construção visual da cena: destacando as noções de atuação, criação, cena, movimento e visualidade. A disciplina propõe discussões teóricas e sessões experimentais.
Bibliografia:
BARBA, Eugênio. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo:Perspectiva, 2010.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.
BERNARD, Michel.De lacréationchorégraphique. Paris, Éd. Centre national de laDanse, 2001.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: A nova arte. Battcok, G.(org). SP: Ed. Perspectiva, 1975.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
NOVARINA, Valère. Carta aos atores e Para Louis de Funès, tradução de Ângela Leite Lopes.7Letras, 2005.
STROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1999.