Nome: Tópicos Especiais III
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Dança-Educação.
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa: Discussões e aprofundamentos acerca dos estudos em Dança - Educação, observando a importância da interdisciplinaridade e dos diálogos com investigações de diversos campos do saber. A disciplina busca atravessamentos que permitem reflexões de caráter específico para o campo da Dança, com conteúdos relativos à História da Dança - Educação, Docência em arte e dança e estudos sobre os processos Criativos em dança - educação.
Bibliografia:
AMÁLIA, Ana., MINERINI, José. Fundamentos da Arte – Educação. São Paulo: Editora Senac, 2019.
AVILA Todaro, M., & AUREA Terezani, L. (2020). Formação inicial dos professores do
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CHAVES, E.; RODRIGUES, T. Dança, educação e lazer: uma experiência de concepções integradas. Revista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis, v. 18, p. e0036, 2022.
COSTAS, A. M. R. Dança, deficiência, educação acessível e formação de professores: experiências e teorizações em percurso. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 085-114, 2020.
FAGUNDES, Igor, et al. Viral: Danças e outras disseminações. Guaratinguetá, SP: Penalux, 2021.
NUNES, J. V. F. (2021). Dança-educação e(m) comunidades: um diálogo introdutório. Revista Da FUNDARTE, 47(47).
KRENAK, Ailton., SILVESTRE, Helena., SANTOS, Boaventura de Sousa. Sistema e o Antissistema. Três Ensaios, Três Mundos no Mesmo Mundo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel. Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.