Tópicos Especiais III

Nome: Tópicos Especiais III
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Dança-Educação.
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: Discussões e aprofundamentos acerca dos estudos em Dança - Educação, observando a importância da interdisciplinaridade e dos diálogos com investigações de diversos campos do saber. A disciplina busca atravessamentos que permitem reflexões de caráter específico para o campo da Dança, com conteúdos relativos à História da Dança - Educação, Docência em arte e dança e estudos sobre os processos Criativos em dança - educação.

Bibliografia:
AMÁLIA, Ana., MINERINI, José. Fundamentos da Arte – Educação. São Paulo: Editora Senac, 2019.

AVILA Todaro, M., & AUREA Terezani, L. (2020). Formação inicial dos professores do
ensino fundamental I: onde está a dança-educação?. Devir Educação, 4(1), 155–170. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.177

CHAVES, E.; RODRIGUES, T. Dança, educação e lazer: uma experiência de concepções integradas. Revista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis, v. 18, p. e0036, 2022.

COSTAS, A. M. R. Dança, deficiência, educação acessível e formação de professores: experiências e teorizações em percurso. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 085-114, 2020.

FAGUNDES, Igor, et al. Viral: Danças e outras disseminações. Guaratinguetá, SP: Penalux, 2021.

NUNES, J. V. F. (2021). Dança-educação e(m) comunidades: um diálogo introdutório. Revista Da FUNDARTE, 47(47).

KRENAK, Ailton., SILVESTRE, Helena., SANTOS, Boaventura de Sousa. Sistema e o Antissistema. Três Ensaios, Três Mundos no Mesmo Mundo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel. Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.