Teoria da Dança: Missão

O curso em Teoria da Dança é o primeiro do Brasil e da América Latina que tem o objetivo de formar pesquisadores, historiadores e críticos da dança em suas diversas manifestações, desde as étnicas até as teatrais em diversas épocas, sobretudo focalizando a dança no Brasil. Assim, uma visão crítica do panorama da dança em seus universos plurais pretende produzir uma análise dos contextos sociais, históricos, estéticos e culturais. Contextos que propiciam ao profissional formado em Teoria da Dança desenvolver suas potencialidades, sintonizado com as demandas sempre crescentes da arte na sociedade. Desse modo, o corpo discente vivenciará uma grande variedade de disciplinas, tais como: história da arte e da dança, crítica da dança, antropologia e dança, escrita para dança, pesquisa em dança, técnicas da dança, teatro e música, dentre outras. As disciplinas possibilitam pensar o fazer estético das artes corporais.

Com o intuito de articular o ensino e áreas artísticas, culturais e de pesquisa, o curso contribui para a capacitação profissional e consequente melhoria da produção intelectual no campo da dança, sobretudo nas instituições e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento cultural nacional.

A duração do curso é de quatro anos em horário noturno e não solicita teste de habilidade específica no vestibular, buscando assim retirar qualquer impedimento específico para o acesso ao curso. Para completar a formação, o aluno realizará estágios em centros culturais, museus e teatros.

O projeto pedagógico segue os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que orientam para uma formação integral dos futuros pesquisadores em dança. Para balizamento da matriz curricular, foram analisados, inicialmente, os cursos de Teoria do Teatro, História da Arte e Musicologia de instituições públicas nacionais e consideradas as necessidades do campo da dança. Além disso, foram levadas em consideração produções acadêmicas do campo específico Dance Studies e Estudios de Danza, amplamente difundido no contexto internacional desde os anos 1990, o que demonstra que, apesar do pioneirismo do curso no Brasil e América Latina, a proposição da formação do Bacharel em Teoria da Dança tem diálogo com o desenvolvimento da área mundialmente. Ressaltamos ainda que a criação do curso de Danzologia: Estudos Teóricos de la Danza, pela Universidad de las Artes, em Havana - Cuba, no ano de 2013, ratifica esta tendência.

No que diz respeito aos processos educacionais, considerou-se primordial a inclusão do conceito de transdisciplinaridade, territorialização, diversidade cultural e pesquisa gestual, ampliando as bases conceituais do ensino, pesquisa, educação e produção artística. Apesar de ainda sofrer grande influência dos modelos estéticos eurocêntricos, a arte brasileira cada vez mais se volta para seu multifacetado e complexo panorama de manifestações artísticas oriundas de inúmeras origens e influências, fato que faz do Brasil um dos maiores panoramas de estudo de produção de dança mundial, assim como um polo importantíssimo de produção de artistas no campo da dança.

Desde a implantação do curso até o momento atual, o corpo docente, a partir das reflexões, ponderações e recomendações no Núcleo Docente Estruturante, tem buscado aperfeiçoar o curso com o objetivo de obter uma formação pensada de forma efetiva e específica para o perfil do próprio curso e de seus egressos. Vale ressaltar, a importância das adequações curriculares realizadas na reforma de 2020 que incluíram 10% da carga horária total do curso em Atividades de Extensão no currículo, além de ampliarem conteúdos importantes referentes às questões étnico-raciais, territoriais, ambientais e de educação inclusiva. Neste momento, foi criada também uma disciplina de primeiro período, Teorização como Prática, que tem sido fundamental para a orientação de estudantes calouros sobre a especificidade do curso de Bacharelado em Teoria da Dança e as possíveis Linhas de Estudos e Atuação (LEA) na área. Tais inovações no curso contribuíram significativamente para a costura ainda maior entre os componentes curriculares do curso e, para direcionamentos dentro do campo da Teoria da Dança. As LEA previstas neste programa são:

1. Documentação e Memória.
2. Análises críticas.
3. Curadoria e plataformas transdisciplinares.
4. Processos de criação e composição.
5. Estudos da performance e práticas performativas.
6. Produção cultural, gestão e políticas públicas.